Filosofia e ética
Atividade Aula 9
1. Resposta
1) Polis significa cidade. Entendida como sociedade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria ( o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a cidade deve ou não deve realizar, todos têm a mesma liberdade para pronunciar-se.).
Civitas é a tradução latina de polis, portanto a cidade como ente público e coletivo.
República é a tradução latina para politika, significando, portanto, os negócios públicos dirigidos pelo populus romanus, isto é, os patrícios ou cidadãos livres e iguais, nascido no solo de Roma.
2) Em grego, despotes, e em latim, pater-familias, o patriarca é o chefe de família cuja vontade absoluta é a lei: “Aquilo que apraz o rei tem força de lei”.
A pratica do poder era exercida por um chefe de família ou de famílias, (clã, tribo, aldeia), onde a autoridade era pessoal e arbitrária, decidindo sobre a vida e a morte de todo os membros do grupo, sobre a posse e a distribuição das riquezas, a guerra e a paz, as alianças (em geral sob a forma de casamentos), o proibido e o permitido. O despotismo é uma forma de governo na qual uma única entidade governa com poder absoluto.
Poder despótico ou poder patriarcal: era exercido pelo chefe de família sobre um conjunto de famílias a ele ligadas por determinados laço matrimonial, de dependência militar e econômica. A proteção era garantida pelo chefe de família e os súditos lhe eram leais e obedientes.
Poder total: o detentor da autoridade possuía poder supremo inquestionável para decidir quanto ao proibido e o permitido. Sua decisão se tornava pública sob a forma de decreto real.
Poder incorporado ou corporificado: o detentor do poder figurava em seu próprio corpo as características do poder, apresentando-se como manifestação da própria comunidade. O corpo do rei