Filosofia e ética
1) O que é Filosofia? Está é a questão central da Unidade I. Na busca da resposta à questão o texto faz uma distinção entre Filosofia e filosofar. Apresente essa distinção definindo o que é a Filosofia e explicando a atitude filosófica.
O conceito de filosofia que mais me agrada é aquele que se aproxima da etimologia da palavra, “amor ao saber”. Assim Filosofia é a ciência do pensamento, do questionamento. É o pensamento
Filosofar é exatamente a inquietação diante de coisas aparentemente sem respostas. Filosofar é buscar as respostas racionais sobre o que é a vida, a morte, o amor, o homem, a natureza e toda a infinidade de questionamentos que permeiam a mente humana.
2) Como sugere a pensadora brasileira Marilena Chaui, do ponto de vista mais específico, a Filosofia costuma receber quatro definições gerais. Apresente essas definições realçando as definições que não convém a Filosofia.
VISÃO DE MUNDO: Visão de mundo é um conjunto de ideias, de valores e de hábitos práticos de um povo, que fazem com que se defina a identidade do povo. Esse conceito não é válido porque se confunde com a cultura do povo, isso não é filosofia.
SABEDORIA DE VIDA: Também definido como filosofia de vida, esse conceito acaba se confundindo com a religião.
ESFORÇO RACIONAL,SISTEMÁTICO, RIGOROSO: para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. Esta definição é mais apropriada à História da Filosofia.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CRÍTICA DOS CONHECIMENTOS E DAS PRÁTICAS: ela preocupa-se costumeiramente com os princípios do conhecimento (por exemplo, do conhecimento científico, o que chamamos epistemologia ou teoria do conhecimento científico), com a origem, a forma e os conteúdos dos valores éticos, políticos e estéticos.
3) Estamos no mundo e somos capazes de conhecer a realidade. Experimentamos várias formas de conhecer: o senso comum, o mito, a ciência, a filosofia. Estabeleça a diferença entre cada uma dessas formas de conhecimento