Filosofia e ética
Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser. Conjunto de valores que orientam o comportamento do homem na sociedade em que vive. Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Moral tem origem do latim “mores” significa costumes. Conjunto de normas que regulam o comportamento do homem na sociedade e são adquiridos através da educação, tradição e cotidiano. Moral leva a distinguir o bem do mal, do certo e errado.
Ética e Moral são os maiores valores do homem, ambos define o respeitar a vida. O homem com seu livre arbítrio podem ter escolhas, busca caminhos, subjuga que pode dominar, desde modo, Ética e Moral se formam numa mesma realidade.
A Ética percorreu um longo caminho adquirindo um sentido amplo.
Ética Antiguidade
Nasceu na Grécia junto com a filosofia, os gregos forma os primeiros a racionalizar as relações entre as pessoas. Para Sócrates o objetivo do conhecimento seria a alma humana, onde a verdade era a possibilidade de alcançar a felicidade. A ética propõe observar as necessidades do homem como individuo e membro da coletividade.
Ética Medieval
Era vinculada com a religião e dogmas cristãos entre o século XI e XIX. A ética é uma questão de fé, superando a razão subordinado o Estado e a politica a autoridade da Igreja.
Ética Moderna
Ente os séculos XVI e XVIII as discussões éticas estariam centralizadas no racionalismo e empirismo. A ética estaria fixada na figura do cidadão o qual precisaria refletir sobre si mesmo e seu papel na sociedade.
Ética Contemporânea
Inaugurado pelo iluminismo, onde foi estabelecido criticas e centralizaram o foco na razão. Tendências transformaram a ética em Ciência alterando normas do comportamento humano para o benefício da vida em