Filosofia e Ética
Josieli Pinto Neumann
Resumo
Este presente artigo tem como objetivo analisar os fundamentos da teoria de John Rawls no seu livro ‘’Uma Teoria Da Justiça’’. Segundo o autor, a justiça torna-se uma obrigação politica ao sistema de cooperação justo, ou seja, a sociedade. Ele entende que a correção das injustiças sociais, só pode acontecer a partir da prática de uma politica direcionada a equidade, sendo uma proposta inovadora para a sociedade moderna, pois tem como principais objetivos a integração politica e social através de uma justificação de princípios e normas de justiça.
Palavras–chave: Justiça. Política. Sociedade.
1 Introdução
Segundo escreveu John Rawls,a justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Embora elegante e econômica, uma teoria deve ser rejeitada ou revisada e não é verdadeira; da mesma forma leis e instituições, por mais eficientes e bem organizadas que sejam, devem ser reformadas ou abolidas se são injustas. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem estar da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão, a justiça nega que a perda da liberdade de alguns se justifique por um bem, maior partilhado por outros. Não permite que os sacríficos impostos a uns poucos tenham menor valor que o total maior das vantagens desfrutadas por muitos.
2 O Papel Da Justiça
Para o autor, numa sociedade justa as liberdades da cidadania igual são consideradas invioláveis; os direitos assegurados pela justiça não estão sujeitos á negociação politica ou ao calculo de interesses sociais. A única coisa que nos permite aceitar uma teoria errônea é a falta de uma teoria melhor, de forma análoga, uma injustiça é tolerável somente quando é necessária para evitar uma injustiça ainda maior. Sendo virtudes primeiras das atividades humanas, a verdade a justiça são indisponíveis. John Rawls escreve mais dizendo que