filosofia e ética
Através da humanização de Deuses e divinização dos homens criaram o mito que é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa e explicações de fatos da realidade ou fenômenos da natureza, como a origem dos homens, das plantas, dos animais, trabalhos, leis, vento, fogo, entre outros. A consciência mítica tem por características, narrar a origem de elementos naturais através de casamentos entre deuses; a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador, sem se importa com explicações incompreensíveis e irracionais; o mito é sagrado porque vem de uma revelação divina, por isso é inquestionável; tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas.
02) Por que não se pode aceitar nem a tese da redução da filosofia à sua origem oriental nem a tese do milagre grego? Explique! A teoria do milagre grego diz que a filosofia surgiu inesperadamente e espontaneamente na Grécia sem que nada a preparasse antes, essa teoria não é aceita, pois viagens colocaram gregos em contato com conhecimentos de outros povos, e poetas encontraram nos mitos e religiões orientais elementos para elaborar a mitologia grega, que foi transformada pelos filósofos. A teoria da filosofia reduzida à sua origem oriental, também não é válida, pois por mais que haja uma sabedoria oriental, a cultura do oriente se fundamenta por princípios que são o Yin que é o feminino passivo da natureza e o Yang, que é o masculino ativo da natureza, desse modo é possível perceber que o oriental não é algo compreensível pela razão, concluímos assim que a filosofia é ocidental, pois a partir daí se consegue ver as coisas como algo racionalmente possível. Assim a Filosofia nasceu pelas transformações que os gregos impuseram a esses conhecimentos orientais.
03) Aponte as principais características da filosofia ao surgir como pensamento racional, mostrando como ela se diferencia do Mito. Filosofia é uma cosmologia que