Filosofia e o simbolismo da sabedoria
Doenças
Lesões Específicas
01
FLEGEL, Melinda. Primeiros Socorros no Esporte. 3. ed., rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2008.
O livro faz uma abordagem sobre os cuidados de primeiros socorros (PS) que os treinadores devem ter com seus atletas, uma vez que nem sempre se têm um preparador físico credenciado para ensinar aos atletas estudantes como prevenir, reconhecer e tratar lesões.
No sétimo capitulo (p. 93-100) são tratadas doenças e emergências respiratórias e algumas medidas de PS, como: o choque anafilático (administração de medicamento específico); colapso do pulmão (chamar a assistência médica de emergência); asma (colocar o atleta em uma posição sentada ou semi-reclinada e administração do inalador ou medicamento); hiperventilação (incentivar o atleta a respirar normalmente); espasmo do plexo solar (afrouxar roupas apertadas); pneumonia ou bronquite (encaminhar para o médico); contusão na garganta (aplicar gelo na área lesionada para reduzir o inchaço).
No oitavo capítulo (p. 101-112) são tratadas lesões fechadas na cabeça e na coluna vertebral de atletas e algumas medidas de PS, como: inconsciente com lesão fechada na cabeça (imobilizar a cabeça e o pescoço do atleta); consciente com uma concussão (retirá-lo da atividade imediatamente); inconsciente com lesão na coluna vertebral (estabilizar a cabeça e o pescoço do atleta); consciente com lesão na coluna vertebral (estabilizar a cabeça e a coluna do atleta); queimação ou pinçamento (estabilizar a cabeça e a coluna vertebral do atleta).
No nono capítulo (p. 113-118) são tratadas lesões em órgãos internos e algumas medidas de PS, como: ruptura de baço (chamar a assistência médica de emergência); hematoma nos rins (chamar a assistência médica de emergência); trauma testicular (aplicar gelo na região por 15 minutos).
No décimo capítulo (p. 119-132) são tratadas as doenças súbitas e algumas medidas de PS, como: reação à insulina (dar ao atleta