Filosofia e suas opniões
1: Ao se referir ao texto de Simon Blackburn vemos que ele nos diz respeito a três tipos de respostas a pergunta inicial do mesmo: ''Para que serve a Filosofia'' e são elas:
1- A resposta elevada. Implicará-nos a pensar mais, a ir com a razão. Nossa vida é como um ciclo vicioso: pensamos em algo e fazemos para melhorar outra coisa; mas e se formos mais além? E se pensarmos mais em cada ação nossa? Pensar apenas, não irá solucionar todos seus problemas, mas irá fazer com que você ache soluções mais práticas para o mesmo. Para compreender a nos mesmos, devemos refletir em o que há dentro de nós; mas não devemos apenas refletir, devemos agir! E novamente entramos no ciclo vicioso, onde iremos pensar para agir, e isto sucessivamente. A filosofia trará isto até nos, o domínio do pensamento. Segundo João Alberto Catalão (diretor da revista «DO It!» e especialista em negociações multiculturais), pensar diferente ativa os neurônios. Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física. Pensemos desta forma: De que adianta você ter um corpo sensacional sendo que se lhe derem uma questão a desenvolver você não conseguirá?! Desta forma, as duas saúdes devem estar juntas. É bom que tenha uma saúde física quando já se possui a mental, lhe dando mais probabilidades de cumprir aquilo que você pensou em cumprir - caso seja necessário trabalho braçais.
2- A resposta intermédia: O pensamento refletirá totalmente em suas decisões. Pensamos muito em nós mesmo -isto é fato- e muitas vezes isto reflete ao nosso redor. Porém, não deveríamos agir assim. Imaginaremos então se fossemos como as pessoas do Ocidente, que desconfiam de tudo e de todos. Procurar coisas apenas para o benefício próprio é egoísmo. Devemos pensar como o astrônomo Nicolau Corpénico, que percebeu que tudo no modo em que vemos ou pensamos, é resultado de nossa posição sobre o mesmo. Com outras palavras - as minhas palavras: Você pensou sobre algo e agiu, porém,