Filosofia e suas manifestações
Os principais campos filosóficos relativos às manifestações culturais são: a filosofia das ciências, da religião, das artes, da existência ética e da vida política. Além disso, a Filosofia ocupa-se também com a crítica das ideologias que se originam na vida política, mas se estendem para todas as manifestações da Cultura.
O sagrado
O sagrado é a experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita algum ser, essa potência é tanto um poder que pertence própria e definitivamente a um determinado ser, quanto algo que ele pode possuir e perder, não ter e adquirir. O sagrado é a experiência simbólica da diferença entre os seres.
A sacralidade introduz uma ruptura entre natural e sobrenatural, mesmo que os seres sagrados sejam naturais (como a água, o fogo); é sobrenatural a força ou potência para realizar o que os humanos julgam impossível efetuar apenas com as forças e capacidades humanas.
O sagrado opera o encantamento do mundo, habitado por forças maravilhosas e poderes admiráveis que agem magicamente, criam vínculos de simpatia-atração e de antipatia-repulsão entre todos os seres, agem à distância, enlaçam entes diferentes com laços secretos e eficazes.
Sagrado é, pois, a qualidade excepcional – boa ou má, benéfica ou maléfica, protetora ou ameaçadora – que um ser possui e que o separa e distingue de todos os outros. O sagrado pode suscitar devoção e amor, repulsa e ódio, Nasce assim, o sentimento religioso e a experiência da religião.
A religião
A religião é um vínculo. Suas partes vinculadas são o mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a Natureza e as divindades que habitam a Natureza.
Em várias culturas, essa ligação é simbolizada no momento de fundação de uma aldeia, vila ou cidade: o guia religioso traça figuras no chão (círculo, quadrado, triângulo) e repete o mesmo gesto no ar (na direção do céu, ou do mar, ou da floresta, ou do deserto). Esses dois gestos delimitam um espaço