Filosofia E Etica
O sentido de aprender junto ao mestre, é muito das vezes supera-lo, assim é em muitos casos, e não deixa de ser na filosofia. Temos em Platão o fato de ele tentar e superar Sócrates, e é desse jeito vemos a superação de Aristóteles ao próprio Platão. Aristóteles ultrapassou em muitos quesitos as ideias de Platão, seja na explicação de como o conhecimento é adquirido, ou até no conceito de alma.
O sentido de Aristóteles de criticar Platão está no fato de Platão não conseguir explicar tão bem a sua teoria das ideias. Esta teoria coloca o mundo sensível e o inteligível de forma separado, sustentando assim um dualismo. É muito importante ressaltar porem que a crítica que ele faz ao seu mestre não é da teoria em si, mas sim da forma como Platão sustenta sua explicação para essa teoria.
Segundo Danilo Marcondes, esta relação entre esses dois mundos pode ser um paradoxo da relação, esta relação poderia ser de dois tipos, interna ou externa, Platão em sua explicação leva em consideração a relação externa, e é bem neste ponto que Aristóteles crítica, pois para tal relação à ligação entre os dois mundos teria que ter um elo para liga-los, ora se os problemas fossem sós esses seria bem fácil de solucionar o caso, mas o que acontece é, que para ligar este elo as duas ideias precisaria de outro elo, e assim sucessivamente, e o problema seria exatamente este iria se precisar de infinitos elos para que se pudesse explicar esta teoria.
Deste modo Platão erra ao elaborar explicação de sua teoria, e dá assim chances para seu discípulo o criticar.
3- Como Aristóteles caracteriza a sua noção de realidade? No que conste, para ele, o real?
A noção de realidade em Aristóteles começa pela caracterização de uma substancia individual, e com isso ele supera a dificuldade de Platão em sua teoria das ideias, esta substancia individual podemos caracterizar de modo que seria indivíduo material concreto, logo o