Filosofia e educação: uma questão de conhecimento
Gama, Guilherme Calmon Nogueira da, Principios constitucionais de direito de familia: Guarda compartilhada à luz da lei n° 11.698/08: familia, criança, adolescente e idoso – São Paulo: Atlas, 2008.
CREDENCIAL DO AUTOR
Guilherme Calmon Nogueira da Gama é mestre e doutor em Direito Civil pela universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Considerado uns dos maiores expoentes no Direito Civil. Professor adjunto de Direito Civil da UERJ (Graduação e Pós-Graduação). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho (RJ). Ex-coordenador-geral do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UERJ. Juiz federal na Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Juiz auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF). Ex-juiz de Direito do Estado de São Paulo. Ex-promotor de justiça do Estado de Minas Gerais. Ex-defensor público do Estado do Rio de Janeiro. O autor contribui com várias obras no seguimento do Direito Civil como: Instituições de Direito Civil; Direitos Reais; Função Social do Direito; Nova Filiação: o Biodireito e as Relações Parentais; Direito de Familia Brasileiro; Companheirismo: Uma espécie de Familia; A familia no Direito Penal, dentre várias. Esta obra é um marco de uma relevância incomparável no seguimento do Direito de Familia, repercutindo no meio acadêmico como no meio profissional.
RESUMO DA OBRA
O autor inicia sua obra dispertando o leitor para a dispensabilidade de se repensar as bases, os fundamentos e as finalidades dos institutos e das normas jurídicas. Aponta para a alreração da forma de se analisar o Direito Civil, em face do reconhecimento dos direitos dos hipossuficientes, abdicando-se do individualismo e conservadorismo-elitista, ante as transformações no campo econômico, político, cultural, social e o familiar.
Neste interim, já se percebe que o autor irá explorar com muito vigor princípios norteadores da nossa convivência social, princípios estes, firmados no texto da nossa Carta Magna de