FILOSOFIA C Pia
1-Os 4 povos mesopotâmicos eram dotados de ampla autonomia política e religiosa. Os Sumérios desencadearam idéias administrativas e organização social, desenvolveram também a escrita cuneiforme, já os Babilônicos descobriram um calendário, onde através do sol se orientavam como eu relógio, além disso outra marco foi a criação do Código de Hammurábi, escrito em cuneiforme com mais de duzentas leis e que só foi encontrado durante uma expedição em 1901. O Código tinha a função de administrar com leis e punições proporcionais a um crime cometido. A invenção de uma política escravista foi mérito dos Assírios, seguindo o modelo político grego, e por ultimo os Caldeus, utilizando a agricultura como atividade econômica, o circulo matemático de 360º também foi invenção desse povo.
Essas foram as principais contribuições mesopotâmicas que tiveram grande importância para que se tivesse uma primeira visão do mundo Ocidental.
2- Os hebreus desenvolveram códigos que estabeleciam direitos e obrigações. Como o Direito à indenização por danos; Indenização por danos morais; Proteção aos Animais; Proibição ao Falso Testemunho – Perjúrio; Divórcio; Adultério; Homicídio Doloso; Corrupção; Prova Testemunhal; Inviolabilidade de Domicílio. Uma pena muito comum é a morte por apedrejamento, conhecida como “lapidação”, aplicada a Lei Mosaica.
3- Para Platão justiça é um bem natural, de todos e está ligada a política, contando basicamente com as faculdades naturais de todos indivíduos, já para Aristóteles é uma proporção de pessoa para pessoa, justiça é um bem que deve levar a busca para felicidade. Ambos acreditavam no governo dos melhores, eles os mais preparados. A justiça do direito deve ser um poder exercido por pessoas sábias.
4- Em Ética a Nicômaco é clara a diversidade em definições ou relações entre Política e Justiça. Lado a lado, a justiça política é vista de duas maneiras a natural e a convencional, a justiça natural é o direito que antecede a existência do Estado,