filosofia unisul
Tales foi o primeiro filósofo porque radicalizou a atitude do homem em relação ao mundo. Foi ele quem concebeu a Phisis, ou seja, ele deu início ao procedimento da especulação científica estudando sobre a origem da vida a partir da água. Por isso é também chamado de o primeiro cientista ocidental ou pai do pensamento científico ocidental.
A investigação de Tales é fundamentada através da concepção de que o nascimento, o crescimento e a morte são efeitos que podemos perceber, mas que existe uma causa que originou essa mudança. Essa relação de causa e efeito, o princípio da causalidade, é uma prova indiscutível da racionalidade humana e do surgimento da Filosofia como tentativa de investigação racional da realidade.
Tales de Mileto foi considerado o precursor do pensamento filosófico por que pensou a matéria de maneira diferente de como era pensada antes, com inferências divinas e invocações a deuses superiores. Ele acreditava que a coisa material sofria transformações ao longo do tempo. Com isso, o filósofo inaugurou o método de observação e especulação diferente das explicações teológicas e religiosas para todas as coisas, em vigor na época. Aristóteles o considerava como o primeiro filósofo.
2
a) Um raciocínio é o processo pelo qual se chega a uma conclusão, partindo de uma sequência de proposições, a que se chamam premissas.
A validade é uma propriedade dos raciocínios e não das proposições que os compõem,. O caso apresentado é um raciocínio válido visto que a verdade é uma propriedade das proposições que compõem os raciocínios.
b) Duas proposições. “Ou me declaro inocente ou me declaro culpada”.
c) Duas premissas . Se se declarar culpada, paga uma multa por uma infração que não cometeu. A outra é que ao declarar-se inocente, terá de passar mais um dia inteiro no tribunal.
d) A conclusão é que o princípio da lógica não é necessariamente justo. No caso do exemplo acima, as duas premissas tornam-se de qualquer modo injusto para Joana.