Filosofia social
POLO: INHUMA COORDENADOR DA DISCIPLINA: AMADA DE CÁSSIA CAMPOS REIS
TUTORA A DISTANCIA: AUREA MARIA SAMPAIO SOTERO VIANA
TUTOR PRESENCIAL: FRANCISCO DAS GHAGAS S. GOMES
ALUNA: MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS SOUSA
DATA DE ENVIO: 31/01/2013
UNIDADE I A ESPECILIDADE DA FILOSOFIA. COMO FILOSOFAR?
ATIDADE I: ESTUDAR O CONTEUDO DA UNIDADE I E RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:
1-A natureza do conhecimento filosófico é abstrato e argumentativo e requer por parte de quem se dedica ao seu estudo uma leitura analítica, interpretativa e critica. Posicione-se frente a essa assertiva.
= A filosofia tem como proposito questionar os problemas reais, usando princípios racionais. Ela procede de acordo com leis formais do pensamento, tem método próprio, predominantemente dedutivo em suas colocações criticas. Assim podemos considerar que a filosofia indaga, traça rumos, assume posições.
2-Pesquise em fontes diversas e estabeleça um paralelo destacando as principais características das seguintes modalidades de perceber, interpretar e aprender a realidade: senso comum, conhecimento filosófico e conhecimento científico.
= senso comum; tem como principais características por ser imediatista, superficial, acrítico, cheio de sentimentos, cheio de preconceitos.
= Segundo Trujillo (1974) “o conhecimento filosófico é composto das seguintes características: valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível e exato”.
= Para Galliano (1979) “ o conhecimento cientifico: é racional e objetivo: atémse ao fato; transcendem aos fatos; é analítico; requer exatidão e clareza; é comunicável; é verificável; depende de investigação metódica, busca e aplica leis; é explicativo, é aberto, é útil.
3-Qual a diferença básica do modo de conduzir o exercício do pensar de um sofista e de um filosofo?
= Os sofistas ocupavam-se com uma prática discursiva, argumentativa do conhecimento, da persuasão, destituída da preocupação com a verdade, no sentido de