Filosofia: resumo filme a historia das coisas
SERVIÇO SOCIAL
RESUMO DO VIDEO: A história das coisas.
Amanda da Silva Araújo
Fortaleza/Março/2013
O vídeo mostra o quanto os processos industriais afetam diretamente o meio ambiente.
A Sociedade consumista, com o intuito de cumprir com o seu principal objetivo que é comprar, e a indústria preocupada em produzir bens de consumo, e assim enriquecendo ainda mais o Governo e repartições privadas, não se preocupam com os danos causados as fontes de matéria-prima que são as florestas do nosso planeta.
O desmatamento e a extração desenfreada, principalmente a Amazônica, considerada o “Pulmão do Mundo”, é uma das mais afetadas com esse processo, pois é maior do planeta e a mais rica em área verde.
No processo de fabricação dos produtos a serem comercializados, eles são expostos a elementos que são prejudiciais ao meio ambiente e principalmente a nossa saúde, mesmo assim pessoas arriscam suas vidas, pois precisam sustentar-se,mesmo com todos riscos que sofrem por lidarem com esses químicos altamente prejudiciais.
As mercadorias são vendidas por preços insignificantes que não condizem com a mão de obra explorada, muitas vezes por crianças e pessoas que são pagas injustamente, o trabalho escravo é um dos mais usados nesse tipo de produção.
Produtos que não servem para a reciclagem, pois são feitos de materiais que não são aproveitáveis e são incinerados ou jogados em aterros prejudicando o meio ambiente, pois liberam tóxicos usados na fabricação.
Vivemos em um planeta finito e não percebemos que os danos causados no decorrer dos anos só retardam ainda mais esse processo de destruição.
Apesar de pessoas trabalharem salvando as florestas, bloqueando os aterros e incineradores, palestrando sobre a consciência do consumo, tentando criar um governo das pessoas e para as pessoas, ainda sim precisamos contribuir diariamente para que haja o retardo desse processo, a sustentabilidade é um dos principais nomes para que haja a recuperação do