Filosofia relações humanas
Fabio Elídio Pereira Menna Professora: Ana Claudia Alves Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Curso Filosofia Licenciatura (Fil0013) – Prática do Módulo III 10/11/2012
RESUMO Inicialmente o objetivo deste trabalho é de uma forma objetiva e concisa apresentar o ser humano inserido dentro da sociedade diante do Trabalho e suas Relações Sociais e Humanas. O homem o progresso, o desempenho e a necessidade de produção. Os valores, a necessidade do homem de desempenhar funções na sociedade através do trabalhão. Dos direitos aos deveres diante do trabalho em seu tempo e espaço, de um mundo medieval até os dias contemporâneos. A interpretação e conceitos de pensadores em relação ao trabalho e a cidadania. O homem inserido e a sua relação, e adaptação ao sistema social trabalhista pós-moderno, dentro das instituições contemporâneas. Palavras-chaves: Trabalho, Homem, Relação Social.
1 INTRODUÇÃO Etimologicamente, a palavra trabalho vem do latim “tripalium”, instrumento de três paus utilizado para prender os animais e que também servia para imobilizar os escravos e açoitá-los. Os cursos superiores profissionalizantes e preparatórios para o trabalho entram nas universidades no século XVIII. A arte passa a dar espaço no ensino universitário para cursos que preparem o individuo para o trabalho. Já no Brasil os cursos superiores profissionalizantes passam acontecer no final do século XIX. Já a primeira universidade surgiu somente em 1912. Na sociedade atual, muitos são os sentidos dados ao trabalho. Para muitos, o trabalho é visto como dificuldade, algo ruim que se faz contra a vontade, enquanto que para outros o trabalho é considerado algo que enobrece e dignifica os seres humanos, essencial à vida. Além disso, há outros que encaram o trabalho com prazer e, até, como um lazer. Portanto, para ser cidadão e exercer cidadania e estar em comunidade é necessário trabalho e liberdade.
2
2 O TRABALHO E AS RELAÇÕES SOCIAIS E