Filosofia relação entre o mitos e o logos
A filosofia antiga surgiu historicamente nas antigas colônias gregas da Ásia Menor no século VI a.C. Os primeiros filósofos substituíram as narrações mítico-religiosas do cosmos, por explicações racionais, partindo de um conjunto de ideias que farão parte da tradição filosófica!
Já a Filosofia Moderna nasce no século VI com a crise da polis, com Sócrates. Surge com uma linguagem típica da polis. Há um início da polis declinante e não é exclusivo que há um fim com a linguagem tradicional.
2-
Os MITOS nascem pelo medo do desconhecido. O ser humano, não sabendo explicar a origem da vida e de alguns acontecimentos do mundo, cria o MITO. Este lhe dá tranquilidade à sua desordem interna. Os acontecimentos do mundo que eram considerados como realizações divinas ou sobrenaturais, perdiam a sua base de explicação. Tornavam-se assim em problemas. Para resolvê-los o homem valia-se do meio que ele próprio desenvolveu ao criar o LOGOS, a razão.
3-
A filosofia e as ciências surgiram com a finalidade de desvendar as percepções místicas do mundo ditadas pela sociedade e pela religião. Enquanto a Religião se assenta na fé, assumindo que já sabe as respostas, assim por definição dispensando qualquer tipo de comprovação que não a fé, a Filosofia e a Ciência usam a racionalidade. Com o tempo a ciência se afastou da filosofia, pois buscou sempre a especialização, da técnica, da pratica, da verificação experimental para comprovar os pensamentos até então livres. A filosofia por sua vez não seguiu o mesmo caminho da ciência, pois não usa métodos para comprovar os seus pensamentos por acreditar na capacidade do pensar, mas para que um dia a Ciência venha comprovar algo ela precisa antes de um inicio, ou seja, de um pensamento livre, que caso este pensamento forme uma ideia relevante, faz surgir então um pensamento racional (ou dúvida racional) que daí iria para a parte da ciência procurar os métodos para comprovar aquele