Filosofia questões
Quando não havia classes sociais, a principal contradição existente opunha os seres humanos à natureza. O trabalho social dos seres humanos, buscando os meios de subsistência, forçava-os a buscarem mecanismos de controle das forças da natureza. Este trabalho levou ao desenvolvimento das forças produtivas (representadas centralmente pela força de trabalho), permitindo maior acesso aos meios de produção e à criação de um excedente na produção.
A partir da dominação deste excedente pela classe que detinha a posse dos meios de produção, isto é, o modo de produção e a formação social nele baseada passaram a ser dirigidos para atender as necessidades e vontades desta classe. Desta maneira, a contradição social principal passou a ser o conflito material dentro do modo de produção entre a classe exploradora e a classe explorada. Esse conflito se tornou o “principal” da historia.
Na perspectiva marxista, "a luta de classes é o motor da história". Essa frase, envolta em uma metáfora, significa que a história é a história da luta de classes, luta que atravessa várias etapas e que conduz necessariamente, segundo Marx em uma sociedade sem classes (comunismo).
2) Comparar, criticar e sintetizar as concepções de sociedade de Augusto Comte e Karl Marx.
Tanto Augusto Comte quanto Karl Marx identificam imperfeições na sociedade industrial capitalista, embora cheguem a conclusões bem diferentes: para o positivismo de Comte, os conflitos entre trabalhadores e empresários são fenômenos secundários, deficiências, cuja correção é relativamente fácil, enquanto, para Karl Marx, os conflitos entre proletários e burgueses são o fato mais importante das sociedades modernas.