Filosofia Questoes
Com relação às perguntas, acredito que a condenação de Saddam foi justa. Todos àqueles que praticam ato de genocídio, ou até mesmo mata outra pessoa por motivo torpe ou banal, deve sim receber o pagamento na mesma moeda. Ah, mas só Deus pode tirar a vida de outrem...Por quê? Se um sujeito dá o direito de tirar a vida de um ser humano, e a Lei criada pelo homem diz que isso é um crime, é errado fazer isso e, mesmo assim o faz, ele deve pagar na mesma moeda. Lei da ação e reação.
O sujeito tira sua vida, por nada, para te roubar um tênis, por que ele não merece receber a mesma pena, ou seja, a morte?
Enfim, o tema é bem polêmico, cada um tem uma opinião a respeito, ninguém precisa concordar, mas sim respeitar.
Um julgamento justo se faz em determinada ocasião ou momento. Se formos pensar se é justo ou não os terroristas do Estado Islâmicos sofrerem quaisquer tipos de sanção penal pelos seus atos, sim eu acho. Se perguntar para um deles, a resposta será que eles lutam pelos seus ideais, etc.
Se pensarmos se é justo condenar um mendigo por furtar um pão na padaria por estar há dias sem comer, uns dirão que tem de condenar pois trata-se de um furto, outros usarão de bom senso ou boa fé e dirão que o sujeito luta pela sobrevivência e que isso não é passível de condenção, ou seja, tudo sempre será relativo aos olhos de quem julga.
Os leigos se impressionam muito com os objetos esotéricos, fetiches, ritos e símbolos místicos, imagens demoníacas, animais sacrificados. Ignoram que a verdadeira magia é a fala, a linguagem humana." Alberto Mussa. O Senhor do Lado Esquerdo. S.Paulo: Record, 2011, pg.208).
De acordo com a unidade 3, quando o autor