Filosofia política, poder e autoridade
Neste presente trabalho, apresentado na disciplina de Filosofia, ministrado pelo professor Wesley Aparecido de Oliveira, abordarei algumas questões sobre política, poder e autoridade, segundo meu ponto de vista após ter estudado e pesquisado sobre o tema, estarei explicando de uma forma simplificada, os meus conhecimentos sobre o assunto.
Antigamente na Grécia, nem todos podiam exercer seu papel de cidadão, somente homens livres nascidos nas cidades poderiam votar.
Nas tribos indígenas, o chefe deveria dividir toda a sua riqueza com a comunidade e era ele quem comandava tudo na aldeia, mas o que ele dizia, não era uma obrigação, fazia de tudo para manter a ordem entre eles.
A Filosofia é a base do poder, quem conhece e sabe usar ela, consegue ser um bom governante e receber respeito dos “governados” se ser temido, ele tem que fazer seu trabalho com dedicação para poder agradar ao máximo as pessoas.
No início, a palavra política servia para descrever tudo o que era público, urbano e civil. Política passou a ser conhecida como ciência de governar, e daí começaram surgir novas idéias de como governar.
O poder está ligado diretamente com o conceito política. O filosofo Bertrand Russell define política como “o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados”. Esses meios descritos por ele é como o homem controla a natureza e como eles controlam a si próprios.
Mas é evidente que o poder político pertence ao poder do homem sobre outro homem e não sobre a natureza, pois apesar dele (o homem), tentar, governar, a natureza, nunca irá obedecer à ordem dele, pois ela tem o domínio do seu próprio poder, abstratamente falando.
Além da força para poder governar, o governante devia ter o dever de tomar decisões que acabaria agradando a todos.
Existem vários tipos de poder, alguns deles são: o poder econômico, o poder ideológico e o poder político.
O poder econômico baseia-se no poder de alguém que