Filosofia politica
PENSAMENTO POLÍTICO: DO ILUMINISMO AOS NOSSOS DIAS Desde a antiguidade a Filosofia Política investiga questões ligadas à autoridade e ao governo. Cabendo a esta área refletir sobre a origem e a legitimidade das formas de poder presentes nas sociedades humanas. Sendo que esta investigação gera questionamentos importantes sobre o poder político e sua relação com a vida das pessoas. Por exemplo: Como ele surgiu? Deve ser respeitado incondicionalmente? Quem pode exercê-lo? Podemos participar das decisões políticas? Que direitos e deveres cabem aos governantes e aos governados? Existe liberdade com a política? Interesses de Estado devem ter prioridades sobre interesses particulares?
MODERNIDADE
Tais questões inauguraram novas e expressivas teorias filosóficas sobre o poder e a participação política. Considera-se o pensamento de Maquiavel como marco desta passagem para a nova mentalidade, ou seja, com seu livro “O Príncipe” é inaugurado o pensamento político moderno.
-------------------------------------------------
TITO, Santi di. Retrato de Maquiavel. Século XVI. “Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.” (Maquiavel). UM POUCO DE HISTÓRIA | As transformações econômicas e sociais da Idade Moderna, principalmente a Revolução Industrial e os progressos científicos, provocaram mudanças na maneira de pensar e de sentir dos europeus. A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram conduzidas pela burguesia inglesa, o objetivo desses movimentos revolucionários era destruir as estruturas econômicas, sociais e políticas que sustentavam o Antigo Regime, tais como o direito divino dos reis, a política econômica mercantilista e o poder político da Igreja