filosofia politica
A democracia se baseia no poder do povo, emana do povo. Na autocracia quem governa é um rei ou príncipe com poderes ilimitados e absolutos.
2.Qual é a relação entre o poder e a força?
Podem apresentar as mesmas características, mas são um pouco diferentes.. A diferença é que força está mais ligado ao físico, ou seja, ao alcance do homem, a força é algo mais imediato que o poder. O poder em seus estágios mais profundos ocorre antes da força. O poder é mais universal e mais amplo.
3. Do ponto de vista da legitimidade do poder compare as monarquias cristãs da idade media, a monarquia absoluta da modernidade e a dos governos liberais
A legitimidade do pode na Idade média estava fundada em Deus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teorias contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminando os fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadãos.
4.Explique por que, ao contrário do que se pensa, o conflito é inerente a democracia?
O conflito é inerente à democracia porque, ao aceitar o pluralismo de ideias, as divergências podem ser expostas e discutidas, para que se tente chegar a um acordo. O que não significa eliminar as diferenças, mas mantê-las vivas, desde que se consiga a cada momento decidir sobre os atos políticos. O conflito, na democracia, exclui a violência, porque se baseia na discussão.
5.Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?
Totalitarismo é uma experiência política que se refere a alguns tipos de governo estabelecido a Europa após a Primeira Guerra Mundial.
Autoritarismo descreve uma forma de governo caracterizada pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união.