Filosofia - Perguntas e respostas
2 – Sem o prazer existe a figura da felicidade na visão epicurista?
A Felicidade é alcançada por meio do controle dos medos e dos desejos, de maneira que seja possível chegar a um estado de prazer estável e equilíbrio e, consequentemente, a um estado de tranquilidade e a ausência de perturbações, pois, há prazeres maus e violentos, decorrentes do vício e que são passageiros, provocando somente insatisfação e dor. Mas também há prazeres decorrentes da busca moderada da Felicidade.
3 – Qual relação entre prazer e justiça na visão epicurista?
A reflexão epicurista sempre se reporta à experiência, isto é, à empiria como o guia seguro no conhecimento e na ação. Em relação à ação e, portanto, no campo da ética, os critérios de verdade são as afecções, as “paixões” de prazer e dor. São elas que nos permitem pesar ou medir a correção dos nossos atos quanto ao que buscar e ao que repelir.Basicamente, escolhemos o prazer e repudiamos a dor. É o prazer que nós identificamos como o bem primeiro e inerente ao ser humano, em razão dele praticamos toda recusa, e a ele chegamos escolhendo todo bem.
04- Qual a relevância da justiça “cristã”, para nossa sociedade?
Assim, para além do que o homem institui como o justo e o injusto, existe uma justiça que se exerce de acordo com regras espirituais, ou seja, de acordo com a lei divina. Esta se distancia da lei humana no sentido de que aquela é universal, inexorável, perene,irrevogável. Estar diante de uma justiça divina significa estar