Filosofia:Os desvios do poder Totalitarismo
Totalitarismo
Consiste em governo ditador. O governante lidera o país com mãos de ferro e inibe a liberdade dos indivíduos.
“Ao mesmo tento que mobiliza as massas, o totalitarismo destrói a autonomia dos indivíduos, ao arregimentá-los a partir de uma ideologia imposta pelo terror, a fim de evitar a dissidência: a espionagem onipresente, quer seja pela polícia política, quer seja pela delação no núcleo familiar, faz com que todos se sintam vigiados e ameaçados de expurgo, prisão, deportação e morte”p.287.
Este tipo de governo foi instalado na Alemanha nazista, Itália fascista, União Soviética, na China.
Fascismo e nazismo: o totalitarismo de direita
Na verdade são duas versões semelhantes, o que muda é a nomenclatura, na Itália se chamou fascismo, na Alemanha, nazismo. Ambos governos totalitários.
Situação histórica
Depois de sair arrasada da I Guerra Mundial, ter que assinar tratado que desfavorecia o país a Alemanha ainda teve que conviver com a crise, desemprego, a classe média se tornando proletária. Este quadro ainda é agravado pela crise de 1929. A Itália, apesar de ter ficado do lado dos vitoriosos não obteve vantagens, portanto, ambos procuraram outras alternativas para se reerguer. A proposta do nazismo e fascismo era o fortalecimento do Estado.
Estes países são anticomunistas
Doutrina
“Ambos, Mussoline e Hitler, queriam despertar convicções, não debater ideias. Os princípios não importavam tanto quanto o envolvimento no sistema e a adesão a ele. A preponderância do antiintelectualismo faz descambar a ação para o fanatismo e a violência, de que deriva uma visão irracionalista do mundo, calcada na promessa de ‘doação’ de uma sociedade melhor”p.288.
Nacionalismo
“Ambos os movimentos se acham orientados pelo nacionalismo exacerbado, nascido do desejo de tornar a nação forte, grande, auto-suficiente e com exército poderoso”p.288
Esta concepção nacionalista