Filosofia no Ensino Funtamental l
Este trabalho tem como objetivo analisar a proposta do programa filosofia para criança de Matthew Lipman na educação de hoje como para contribuir, através dos seus métodos, para repensar a educação. O seguinte trabalho é evidenciar a importância do ensino de Filosofia para a educação além de descrever, segundo opinião de autores da área. A metodologia utilizada neste trabalho foi calçada na pesquisa bibliográfica, que possibilitou estudo, pesquisa, análise e reflexão da temática estudada. Hoje a busca é por um novo ensino que assuma o fracasso escolar e a falta de qualidade, que defenda e ajude a construir um sistema de ensino público capaz de revelar a inteligência e os talentos das crianças, nunca descobertos e incentivados na escola, assim neste contexto entrar a filosofia nas escolas. A filosofia requer que estejamos abertos ao novo procurando demarcar espaços que têm especial relevância para a educação.
Ficamos então desafiados: como ensinar filosofia para crianças em nossos dias. Buscar um ensino filosófico, condizente com a idade, dentro das experiências de cada um, aberto ao questionamento, a angustia, e ao novo. Oferecer um amplo panorama, com abordagem sobre a história do ensino de Filosofia, que interrogam os sentidos e as práticas. Para isso temos que organizar um ensino da Filosofia que passe pela etapa da sensibilização e da problematização. Mas, para que o estudante possa fazer parte desta experiência, o professor precisa de ferramentas para mediar esse processo. O professor tem que colocar em prática o sentido crítico e investigador da filosofia, instigando os alunos a produzir sua própria experiência de pensamento.
De qualquer forma, os conteúdos devem ser apresentados de forma temática, numa tentativa de torná-los mais próximos da realidade vivida pelos alunos. Iniciarei o primeiro capitulo verificando a base histórica da educação no Brasil com a chegada dos jesuítas e também como era a filosofia naquela época no Brasil