Filosofia Natureza e Cultura
A linguagem= elemento que caracteriza fundalmentamente a cultura humana.
O comportamento animal
Semelhanças entre homem e animal
Macacos e cães= níveis mais altos da escala zoológica
Como eles, temos inteligência, amor, ódio, sentimos prazeres, dor e sofrimento.
Além de outras características comuns.
A ação por instinto
Os animais superiores são inteligentes, o que não acontece de mesma forma com os animais de níveis mais baixos, como insetos. Porque eles agem principalmente por reflexos e instintos.
A ação institiva é regida por leis biológicas, identicas na espécie e invariáveis de indivíduo. A rigidez do instinto dá a ilusão de perfeição, já que o animal executa certos atos com extrema habilidade. Todavia esses atos não se renovam não tem história portanto, permanecem os mesmos ao longo do tempo. Ainda que ocorram essas alterações, elas continuam valendo para os decendentes, por transmissão hereditária.
O ato humano voluntário, é o ato que existe antes como pensamento, como possibilidade, e da para atingir os fins do produto. Quando há interferências externas os planos são modificados para se adequarem á nova situação.
O uso da inteligência
A inteligência da a resposta ao problema, improvisada e criativa. Esse tipo decomportamento é compartilahdo entre seres humanos e animais superiores. A inteligência se distingue do instinto pela flexibilidade, as respostas variam de situação para situação e de animal para animal.
A liguagem, limiar do humano
Os animais tambêm tem um certo tipo de linguagem.
No exemplo das abelhas (exp. no livro) a linguagem é programada biologicamente.
O cão rosna por instinto, mas entende seu dono pela inteligência, mediante aprendizagem por reflexo condicionado.
A linguagem humana é um divisor das águas entre a natureza humana e a dos animais.
O agir humano, a cultura
A linguagem humana intervém como forma abstrata que nos distancia da experiência vivida e nos permite reorganizá-las em outro contexto, dando-lhe novo