Filosofia na Engenharia Civil
Princípios da Racionalidade na área da Engenharia Civil
- Identidade
- Não - Contradição
- Terceiro Excluído
- Razão Suficiente
Principio da Identidade
É a condição para que definamos tudo o que identificamos e possamos conhecê-las a partir de suas definições, o principio afirma que qualquer objeto que se tenha definido, identificado, nenhum outro objeto diferente em sua natureza e propriedade, será definido da mesma forma, com a mesma definição.
Na engenharia civil podemos afirmar que ao definirmos um projeto, uma construção, ou algum material ou máquina a serem utilizados, todos irão identificar somente aquilo que foi definido e identificado de modo que qualquer outra coisa sem ser da mesma natureza e propriedades definidas pelo engenheiro, ele será definido de outro modo.
Não - Contradição
Sem o principio da não – contradição não poderia funcionar o principio da identidade, pois ele afirma que algo ou uma idéia que se negam a si mesma se autodestroem, deixam de existir e também essas idéias contraditórias são impensáveis e impossíveis.
Na engenharia civil podemos concluir que tudo que foi definido e identificado como um projeto que esteja na minha frente seja e não seja um projeto, que aquela máquina seja e não seja uma retroescavadeira.
Terceiro Excluído
É o principio que diz não existir meio termo, não há meias verdades, um fato é verdadeiro ou falso nada mais, além disso.
Na engenharia civil podemos dizer que todas as adversidades, alternativas ocorridas no cotidiano só haverá uma decisão de qual será a alternativa a ser definida, pois como o princípio afirma não há meio termo, ou isto ou aquilo.
Razão Suficiente
O principio afirma que todo acontecimento tem uma razão, um motivo ou uma causa, e indica a relação ou conexão entre esses acontecimentos ou ações. Mas sabemos que podem ocorrer acasos, causas (casuais e acidentais) como a morte que pode acontecer naturalmente ou acidentalmente sem