Filosofia na arte
Comunicação é a nossa palavra-chave.
Um novo vocabulário para a comunicação humana.
Uma escola que resgata o vocabulário de sensações do movimento humano na sua contemporaneidade.
Escola de que?
De dança contemporânea. Consciência do movimento. Expressão. Comunicação. Vida. Escola.
Angel é nossa coluna vertebral. Clássico é a nossa alma ancestral. Laban é a nossa cabeça. Lúcia Aratanha é o nosso centro de gravidade. E os membros? Os membros são os alunos que, tomando as direções descobertas no espaço, movimentam e expressam este corpo.
"Quando falo muito em autonomia de cada parte do corpo falo da natureza dele. Se ele é autónomo tem uma liberdade e uma sinceridade muito maior. Com a posse do seu corpo você vivência uma projeção que traz um novo tipo de convivência com a vida e com os outros no sentido afectivo, amoroso, profissional. A vontade é de se expor para renovar e expressar tudo que você sente com o seu corpo".
"A Escola, no entando, não é de teatro, música ou dança. É de corpo e vida. Basicamente de vida. E aqui você se abre, exercita os seus sentidos, o olhar, o pulso, a respiração, a audição, organiza o seu espaço interno e experimenta o corpo, suas possibilidades de movimento, estando sempre no papel de pesquisador, explorando e desvendando essa malha de possibilidade de se expressar como pessoa, como indivíduo dianta da vida."
Lucia Aratanha.
Aula na Escola Angel Vianna desde 1986. Organizadora do Curso Pré-Profissionalizante. Substituiu a professora que dava a cadeira de Dança Moderna no Curso de Formação, no 3o ano. Os alunos tinham dificuldade com a técnica, e a professora também. Se sentiam mais a vontade com Expressão Corporal. Com o desenvolvimento da escola, matérias mais técnicas foram entrando e houve um equilíbrio. Mas todas as matérias tem um fio condutor que está na metodologia Angel Vianna. A Consciência do Movimento. No Clássico, em Laban, em todas as matérias tem esse fio condutor.