Filosofia Moderna
Componentes: Juliane Cunha, Lucijane Gonçalves, Poliana Pereira, Taynná Cristine, Thamyris Carvalho e Sâmmy Rayssa.
Filosofia Moderna
No periodo do Renascimento se desenvolveu a filosofia moderna durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX. Na modernidade passou-se a descrever melhor os limites dos estudos filosófico. No início, ainda se fazia referência a questões como a da prova da existência de Deus. Com o passar do tempo, a filosofia moderna foi deixando de lado o objetivo de explicar ou justificar as crenças religiosas e passou a valorizar outras questões , como a razão. Pelo fato dela ter sido desenvolvida em um periodo tão longo foi dividida em diversos fragmentos. São eles :
Filosofia do Renascimento
Filosofia do Século XVII
Filosofia do Século XVIII
Filosofia do Século XIX
Filosofia do Renascimento : A filosofia do Renascimento está situada, na Europa, entre a idade média e o iluminismo. Entre os elementos que se mostra a diferença da filosofia estão a criação de uma educação e a civilização clássica. Ocorreram vários avanços no campo das artes, da literatura e da ciência.
Filosofia do Século XVII : A filosofia do Século XVII é considerada a filosofia moderna distanciando-se do pensamento medieval. Famosa por seus contrastes e exageros , destaca-se nela o barroco. É chamada de "idade da razão", pois vem depois da renascença e antes do iluminismo. Alternativamenre pode ser vista como prévia do iluminismo.
Filosofia do Século XVIII : A filosofia do Século XVII foi um movimento filosofico conhecido como iluminismo ocorrido na Europa e em alguns paises do continente americano em diferentes periodos, incluindo a idade da razão. Defensor da liberdade de pensamento e ação , crença na razão e combate ao misticismo. Nos anos de 1800 se encerra esse periodo. Os principais pensadores : René Descartes e John Locke.
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês.