filosofia moderna
Filosofia
Larissa Monte 18 1º M
Professor Carlos
Filosofia Moderna
Conhecemos como Filosofia Moderna toda aquela que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX, tendo início no período do Renascimento, porém, por estar sendo tratada em um período tão longo esta filosofia não possui uma uniformidade, ela se encontra dividida em diversos fragmentos de acordo com as escolas dos diferentes períodos dos quais passou.
No período moderno a filosofia passou a ter uma divisão melhor de seu foco de estudo. No início ainda haviam questões sobre a existência de Deus e a imortalidade da alma. Porém, muitos filósofos deste período pareciam usar a filosofia para abrir caminhos que pudessem ajudar a fundamentar algum tipo de concepção. Era como se tentassem encontrar uma forma de provar aquilo que tentavam passar.
Com o passar dos tempos a filosofia moderna foi sofrendo algumas alterações, mudando seu foco do conhecimento material e a descoberta de todas as verdades, deixando-o para a ciencia, como também deixando um pouco de lado as questões de tentar justificar as crenças religiosas, tão abordadas no período filosófico anterior.
De acordo com diversas obras que vieram em seguida, principalmente as de Immanuel Kant, a filosofia passava a ser chamada de “virada epistemológica”, onde a preocupação agora era com as condições do conhecimento humano e sua clarificação.
Diferença entre a filosofia moderna e a medieval
A Filosofia Medieval se estende até aproximadamente o século XV. Ela está principalmente subordinada à Igreja Católica, e seus representantes capitais são Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Há ainda alguns filósofos de origem árabe ou judaica, mas não fazem parte da tradição filosófica ocidental, embora seus trabalhos tenham sido fundamentais para que o pensamento antigo atingisse nossos dias.
E a Filosofia contemporânea estende-se de meados do século XIX até nossos dias, é o período mais complexo de