FILOSOFIA MEDIEVAL
Resenha Crítica,mkkk0
Cap. 3 O pensamento exige método, o conhecimento depende dele.
Maria Amalia Pie Abib Andery, Membro do corpo editorial dos periódicos Temas em Psicologia e Revista Brasileira de Análise do Comportamento e autora do livro Para Compreender a Ciência.
A autora aborda fatos que ocorreram antes da era cristã, deixa bem explicito os aspectos economicos, politico e social que a população grega vivia e ao falar sobre Atenas a cidade que a autora particularmente aprofunda a descrição é citado que nesse período ocorre a consolidação da democracia grega porém ocorria a fundamentação do trabalho escravo o que dividia toda a sua sociedade em classes . Segundo a autora haviam 3 divisões relacionado a economia: os que trabalhavam no campo, os que faziam o trabalho escravo e os que não possuiam terras porém se ocupavam de várias funções, conforme lemos o capitulo fica mais evidente que essa economia é totalmente voltada para o trabalho escravo, e estes são tratados como mercadorias o que infelizmente não é nenhuma novidade pois somos bem cientes sobre como ocorria o tratamento para os escravos.
No aspecto politico todos os que fossem de atenas teriam direito ao voto. A autora cita que nessa época haviam muitas disputas tanto politicas quanto economicas o que influenciava para que houvessem guerras internas e externas.
Mesmo com as guerras que ocorriam Maria Andery considera que o período serviu para ajudar no crescimento intelectual, filosófico e cultural o que faz com que capitulo se volte os 3 filósofos que são muito citados em qualquer bom texto que se fale sobre conhecimento, estes são Sócrates, Platão e Aristóteles.
Ao falar sobre Sócrates a autora deixou bem a mostra que nem todos os pensadores admiravam Sócrates e estes justificavam essa aversão por não haver nenhuma escrita desse filósofo, mas Maria Andery tratou de retratar também a justificativa dos que mantinham uma certa simpatia por ele, e a teoria