FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
TEMA: “FILOSOFIA, MATEMÁTICA, FÍSICA E O PENSAMENTO CIENTÍFICO.”
Sumário
FILÓSOFO
Sócrates – “Conheça-te a ti mesmo”
Biografia: Vida
Nascido em 469 a.C. nas planícies do monte Licabeto, próximo a Atenas, Sócrates vinha de família humilde. Era filho de Sophroniscus, um escultor, especialista em entalhar colunas nos templos, e Phaenarete, uma parteira (ambos eram parentes de Aristides, o Justo). Durante a infância ajudou seu pai no oficio de escultor, ainda que não tivesse muita habilidade no trabalho com mármore. Contudo, foi com sua mãe que ele pôde descobrir sua verdadeira vocação. Já o Oráculo dos Delfos, apontou seu destino como um grande educador.
Sócrates foi casado com Xântipe, que era bem mais jovem que ele, e teve um filho, Lamprocles, ainda assim há relatos de que o casal possivelmente teve mais dois filhos, Sophroniscus e Menexenus.
A Vocação
Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado, e vendo-a realizar o trabalho, Sócrates logo “filosofou”: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudar-lo a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá! Sócrates concluiu então que, de certa forma, ele também era um parteiro, uma vez que, “O conhecimento está dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si mesmas). Porém, eu posso ajudar no nascimento deste conhecimento.” Concluiu ele. Por isso, até hoje seus ensinamentos são conhecidos por maiêutica (que significa parteira em grego). Sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender filosofia, na qual, foi discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau. Seu talento logo chamou a atenção, Tanto que foi chamado pela Pítia (sacerdotisa do templo de Apolo, em Delfos, Antiga Grécia) de o mais sábio de todos os homens!.
O Trabalho
De acordo com algumas fontes, Sócrates aprendeu a