Filosofia - lista de exercícios
1- Que paralelos podemos estabelecer entre o personagem Neo, do filme Matrix, e o filósofo Sócrates?
Neo e Sócrates podem ser associados pelo auto descobrimento que ambos buscavam. No decorrer do filme Matrix podemos perceber o quanto Neo se auto descobre e supera limites, que antes, para ele, eram inimagináveis, dentro daquela sua vida pacata. E Sócrates, por sua vez, vivia pela sua auto descoberta, não se contentando com o que sabia (sobre ele e sobre a vida em geral), e buscando sempre saber mais e também, de certa forma, superar limites.
2- Por que Sócrates é considerado o "patrono da Filosoifa"?
Porque ele não se contentava com as opiniões estabelecidas pela sociedade, e a Filosofia tem disso, de buscar respostas aprofundadas em relação a nossa vida, nossos ideais, anseios e medos.
3- O que Platão quis representar no Mito da Caverna?
Platão brincou com as palavras e fez uma bela metáfora, digamos assim. Ele quis dizer que, nós seres humanos, só conseguiremos enxergar com clareza no momento em que pararmos de nos deixar influenciar pela sociedade e passarmos a ter nossos próprios ideais.
4- Explique o que são as nossas crenças costumeiras.
Crenças costumeiras são superstições. Histórias (verdadeiras ou não) contadas pelos nossos pais, avôs, tios/tias, enfim, são aquelas "crenças" que ouvimos todos os dias, como por exemplo, quando a nossa mãe diz para que não tomemos banho após comer, pois isso nos fará mal. É tudo aquilo que nos causa uma espécie de "travamento cerebral", pois nos acostumamos com elas e não questionamos mais a fundo, e é essa uma das razões pelas quais "não saímos do lugar" em nossas vidas.
5- De acordo com o que foi estudado no capítulo, em que momento passamos da atitude costumeira à atitude filosófica?
Quando saímos de nossa "zona de conforto" e passamos a nos questionar em relação a vida, sociedade e cultura. Quando deixamos de ser meros concordantes e passamos a ter voz e dizer não quando necessário.
6- Quais