FILOSOFIA LIBERDADE
Verminose é uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente Endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constitui-se uma doença frequente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.
As consequências decorrentes destas doenças podem representar grande danos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais. A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções, portanto, as orientações encontradas neste texto são de importância para todos.
As verminoses mais frequentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Outras menos frequente também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geografico, filariose e hidatidose.
Ascaridíase
(lombriga)
Definição: É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo.
Filo: A lombriga é um verme pertencente ao Filo da Nematódea.
Transmissão: A sua transmissão está diretamente relacionada a higiene pessoal e ao saneamento básico, a contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas.
Sintomas: A ascaridíase pode causar dor de barriga, diarréia, náuseas, falta de apetite ou nenhum sintoma. Quando há grande número de vermes pode haver quadro de obstrução intestinal. A larva pode contaminar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o colédoco pode haver icterícia obstrutiva.
Prevenção: Ocorre através do saneamento básico,