Filosofia KANT
Heloíse
Mayron
Osmary
Ricardo
Victor
IMMANUEL KANT
TEORIAS EXPLICATIVAS DO CONHECIMENTO
Curitiba
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa um estudo profundo sobre as teorias explicativas do conhecimento do filósofo prussiano Immanuel Kant. Para abordar tal tema, primeiramente, é primordial termos em mente algumas informações a respeito de suas origens ( biografia em geral ), contexto histórico, trabalhos publicados e também definir os conceitos de racionalismo e empirismo para depois, entender as ações do filósofo perante o conflito entre as duas idéias.
BIOGRAFIA E CONTEXTO HISTÓRICO
Immanuel Kant nasceu em aproximadamente 1724 e morreu em 1804. Atualmente é reputado como o maior filósofo após os antigos gregos. Nasceu, viveu e morreu em Königsberg, Prússia Oriental, como filho de um artesão humilde. Estudou no Colégio Fridericianum e mais tarde na Universidade de Königsberg, na qual tornou-se professor catedrático. Não foi casado, não teve filhos e nunca saiu da sua cidade natal. Levou uma vida extremamente metódica. Conta-se que os habitantes de sua cidade acertavam os seus relógios quando o viam sair para passear às 3 h e 30 min da tarde.
Sua reflexão filosófica foi muito abrangente, pois "todo interesse de minha razão (tanto o especulativo quanto o prático) concentra-se nas três seguintes perguntas: 1. Que posso saber? 2. Que devo fazer? 3. Que me é dado esperar?" Apesar de Kant estar profundamente imbuído aos ideais do Iluminismo , ainda sofreu duas influências contraditórias: a influência do pietismo, protestantismo luterano de tendência mística e pessimista, que foi a religião da mãe de Kant e a influência do racionalismo.
Em aproximadamente 1740, Frederico II torna-se Rei da Prússia, sendo um rei que trouxe sinais de tolerância à Prússia, que era uma nação célebre pela disciplina militar. Também trouxe iluministas ( Voltaire, o mais famoso ) para a corte e continuou