Filosofia just-in-time
A filosofia just-in-time, sistema JIT é simples e poderosa, visto que procura eliminar perda diminuindo o estoque desnecessário, enquanto procura eliminar todas as tarefas que não agregam valor, tendo como meta final melhorar as vantagens do valor agregado em cada operação e produzir os bens e serviços somente nas quantidades necessárias eliminando consequentemente os desperdícios.
“A produção Just in time é defendida de varias formas, mas a mais popular delas é a eliminação de todo desperdício e a melhoria continua da produtividade”. ARNALD (1999 p.452)
A longo prazo, o resultado da eliminação de desperdício é uma organização eficiente em custos, orientada para a qualidade e que responde rapidamente ás necessidades dos clientes. Essa organização tem uma enorme vantagem competitiva no mercado.
A redução dos tamanhos dos lotes de entrega de material propicia uma significativa redução de custos, pois estoque media, por consequência, também fica reduzido. Como o custo do estoque é baseado no estoque médio, existe uma relação direta entre este e aquele. Reduzindo os estoques, teremos reduções nos estoques médios, que resultam em reduções nos custos dos estoques.
Por sua vez, pequenos lotes de entrega implicam abastecimentos mais frequentes, com redução do tempo de reposição e, consequentemente, redução do estoque de segurança. Devemos nos lembrar de que uma variável importante na determinação dos estoques de segurança é o tempo de reposição. Quanto maior o tempo de reposição, maior será o estoque de segurança e maior também será o seu custo.
Do lado da produção, alimentação das linhas com pequenos lotes vai reduzir os estoques de produtos em processo permitindo, por sua vez, um maior controle, redução de espaço e redução de custos na hipótese de aparecer algum defeito, visto que, se o lote for pequeno a intervenção na produção será rápida para a eliminação imediata do defeito.
O foco principal o sistema just-in-time esta voltado