Filosofia Hobbes X Nietzsche
Cristian Alves Moreira de Almeida
HOBBES X NIETZSCHE
Belo Horizonte
2013
Cristian Alves Moreira de Almeida
Hobbes X Nietzsche
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Marli Mendes
Belo Horizonte
2013
RESUMO
A proposta desse trabalho é estabelecer uma análise conceitual a respeito de como Thomas Hobbes e Frederick Nietzsche desenvolveram uma concepção sobre a religião, o homem e a realidade. Será apresentado como cada um dos autores ressalta um entendimento peculiar a respeito do sentido e da constituição dessa lógica.
Palavras-chave: Hobbes, Nietzsche, Morte de Deus, Religiões.
ABSTRACT
The purpose of this study is to establish a conceptual analysis regarding how Thomas Hobbes and Frederick Nietzsche developed a conception of religion, man and reality. Will be displayed as each author highlights a peculiar understanding about the meaning and constitution of this logic.
Palavras-chave: Hobbes, Nietzsche, Death of God, Religions.
Um dos aforismos mais incompreendidos da tradição pós-moderna é a teoria de Nietzsche de que Deus está morto. Normalmente esta afirmação é feita fora do contexto em que foi feita e serrados ao meio para ser usado exclusivamente como prova de impiedade de Nietzsche e, consequentemente, a base sobre a qual a condenar não só os seus escritos, mas o projeto pós- moderno em sua totalidade. Mas a afirmação de Nietzsche sobre a morte da divindade era menos uma crítica da religião do que uma crítica da ciência. O que Nietzsche queria chegar se torna mais evidente quando se examina a crítica moderna da religião no capítulo XII do Leviatã de Hobbes.
Hobbes começa seu relato da religião, observando os atributos que separam o homem dos animais: ser curioso sobre as causas das coisas a acreditar que tudo que tem um começo, tem uma causa, e