FILOSOFIA GERAL
Os principais períodos da Filosofia
FILOSOFIA ANTIGA (DO SÉCULO VI A.C. AO SÉCULO VI D.C.)
Filosofia antiga é o período compreendido entre o surgimento da filosofia e a queda do Império Romano. Compreende os quatro grandes períodos da Filosofia greco-romana, indo dos pré-socráticos aos grandes sistemas do período helenístico. O método da Filosofia Antiga é a compreensão racional da totalidade do ser. Isto quer dizer que, diferentemente das explicações míticas ou religiosas, os filósofos devem fundar suas pesquisas e argumentos sobre o raciocínio lógico, buscando as causas dos fenômenos.O objetivo da Filosofia Antiga é bastante pretensioso: conhecer e contemplar a verdade.
FILOSOFIA PATRÍSTICA (DO SÉCULO I AO SÉCULO VII)
Elaborada pelos Padres ou Pais da Igreja, apóstolos intelectuais (Paulo e João), os primeiros teóricos, e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.Foram os pais da Igreja responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos. A Filosofia patrística liga-se, portanto, à tarefa religiosa da evangelização e à defesa da religião cristã contra os ataques teóricos e morais que recebia dos antigos. Divide-se em patrística grega (ligada à Igreja de Bizâncio) e patrística latina (ligada à Igreja de Roma)
FILOSOFIA MEDIEVAL (DO SÉCULO VIII AO SÉCULO XIV)
Período em que a Igreja Romana dominava a Europa ungia e coroava reis, organizava Cruzadas à Terra Santa e criava, à volta das catedrais, às primeiras universidades ou escolas. E, a partir do século XII, por ter sido ensinada nas escolas, a Filosofia medieval.Também é conhecida com o nome de