FILOSOFIA DO DIREITO
3º PERIODO DO DIREITO
PROFº MARIANNE RIOS MARTINS
QUESTÃO 1
“Sua filosofia representa, ao mesmo tempo, com relação à crítica kantiana do conhecimento, um retorno à ontologia. É o ser em sua totalidade que é significativo e cada acontecimento particular no mundo só tem sentido finalmente em função do Absoluto do qual não é mais do que um aspecto ou um momento.”
Qual a teoria de Conhecimento proposta por Hegel?
a) Idealismo racional
b) Criticismo
c) Empirismo
c) dialética
QUESTÃO 2
"Há duas posições teóricas claramente combatidas por Hegel pela sua unilateralidade: o jusnaturalismo, que apresenta como fundamento do direito positivo a razão no modo abstrato e formal do Iluminismo, e o historicismo da Escola Histórica, que fundamenta o direito, não na natureza da coisa, mas na aparência ou contingência fenomenal dos fatos históricos; racionalismo abstrato do direito natural e irracionalismo do historicismo fático ou empírico". (SALGADO, 1996 p.343)
Segundo a Trilogia dos Espíritos de Hegel, qual representa a Filosofia?
a) Espírito Subjetivo
b) Espírito Objetivo
c) Espírito do Mundo
d) Espírito Absoluto
QUESTÃO 3
É dever natural de justiça que propulsiona, diz Rawls, o cidadão à obediência da constituição e das leis. É a lei a garantia de que situações iguais serão igualmente tratadas. E a lei aqui não é sinônimo de constrição, mas de liberdade. Consciente das dificuldades que engentram a discussão do tema da justiça nessa base, e dos comprometimentos de seus postulados teóricos, é que Rawls está preocupado em demonstrar materialmente a realizabilidade dos dois princípios (menciona a formação da constituição, dos processos legislativos, as formas de execução da lei etc.) nas instituições deve medrar o que se chama de justiça material (BITTAR, 2001, p. 385).
Assinale a alternativa que não condiz com o pensamento de Rawls
a) principio da igualdade
b) princípio da