filosofia do direito
Maquiavel era um homem, a frente do seu tempo, embora estivesse um parentesco com os maqueses de toscana era de uma ala pobre. O livro o Príncipe foi digirido aos monarcas da época a meu ver ensinando como governa através da força.
Como filósofo deixou bem claro sua opinião de governo onde no seu entendimento a igreja não fazia parte, ele alegava que um governo não era necessário o valor religiosa, onde um papa poderia optar sobre a forma de governa de uma nação. Do início ao fim do livro, Maquiavel, para quem a finalidade da arte política é a manutenção do poder, induz aos governantes às decisões ditadas pela força. Impera a chamada lei do mais forte ou mais esperto. Tinha um conceito de impor a ordem com foca bruta para manter um poder e a obediência dos cidadãos. O Príncipe fala de vário sistema de governos, Os vários tipos de Estado, e como são instituídos.
Apresenta dois tipos de principados o hereditário e o adquirido, e apontam quais são as duas formas de como o governante chega ao poder uma pela virtude e outra pela fortuna.
A virtude era a capacidade de liderar um seu regime após conquista a cidade desejada, mantendo a ordem, significava que seu conquistador velhice a mora na cidade devida, com sua presença ele colocava medo a automaticamente conseguirá a ordem com um respeito aparente. A fortuna era um principado herdado, citando vário o lideres mostrava nitidamente o conceito de governo, como o de Alexandre o conquistado ate a liderança de Moises, embora o mesmo alegue que Moises não conquistou por mérito dele e sim o dom dado por Deus. Ele baseia sua obra nos grandes lideres que pela força e pela armas conquistava seus governos.
A meu ver Maquiavel, era um homem extremamente ambicioso que ensinava seus governantes a liderar impor a sua ordem sem escrúpulos algum, para chegar ao deu objetivo de conquista, e se manter no poder, nem que para isso tenha que matar seus inimigos e ate seus amigos. ora tenha por esse motivo ate