Filosofia do Direito
Imaginemos que a população está sendo injustiçada que o povo está sofrendo eles aclamam ao direito para que possa ajuda-los e fazer a ‘’justiça’’, porém o que devemos levar em conta é que a filosofia do direito vê os fatos estuda o comportamento social dessa determinada sociedade, ou seja a filosofia pesquisa o direito, mas mesmo assim sabemos que há imperfeições em nosso sistema jurídico então a filosofia do direito entra como uma forma de inspiração para o jurista em momento difíceis momentos que ele não consegue aplicar a justiça. a filosofia tem a ideia que o ser humano deve ver além das aparências ela os instiga a buscar procurar, o autor José Luciano Gabriel diz ‘que a Filosofia do Direito tem o escopo de oferecer ao profissional do Direito a possibilidade de enxergar para além do imediatamente dado. Ela instiga o jurista a buscar o que a mera experiência não permite identificar ou conhecer’’, foi umas das partes que mais me chamou a atenção no artigo de José pois nós acadêmicos de direito não sabemos que a filosofia desempenha um função tão importante no direito.
Esses são inúmeros fatos em que a filosofia do direito se aplica, despois de saber disso vi que ela é muito essencial para futuros juristas afinal depois de citar apenas alguns exemplos o desempenho que ela tem é muito grande, ela entra em tudo que usamos, o que se espera é que ela tenha seu devido reconhecimento por determinar esse importante função tanto na vida dos juristas quanto no ordenamento jurídico brasileiro.
REFERENCIAS
GABRIEL, José Luciano. Finalidades da filosofia do direito. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 100, maio 2012. Disponível em: <