FILOSOFIA DO DIREITO
Data: 01/08/2012
FILOSOFIA X FILOSOFIA DO DIREITO
Contexto da FD na Filosofia Geral.
Relacionar o filme com a disciplina de FD.
O filme trata da visão humana.
Ver e enxergar: distinção.
Alegoria da Caverna.
A imagem substitui a realidade.
A forma de ver é construída culturalmente.
Platão desenvolve uma alegoria para ilustrar as relações mundanas e, nesta situação hipotética, todos vivem dentro de uma caverna, de forma acorrentada, e sob as trevas, visualizando apenas uma projeção distorcida da realidade, pelas sombras na parede. Esta visão é deturpada, por pessoas que estão aprisionadas nas trevas.
Entre estas pessoas, uma consegue se libertar e entra em contato com a luz, tendendo a voltar para a caverna e compartilhar a experiência com os demais. Estes, por nunca ter contato com a luz, e ela não fazer parte da realidade deles, irão taxá-lo de louco.
Plano sensível (plano das aparências, dos negócios humanos, acessível aos olhos da carne e as outras sensibilidades, como o toque. ISTO TODOS PODEM ENXERGAR) e Plano suprassensível (é exatamente o mundo dos conceitos, das ideias, e este plano está além do mundo dos negócios, e não está acessível aos olhos da carne, mas apenas aos olhos da alma, havendo um espaço da ação e um espaço da contemplação).
AÇÃO – Vida Ativa
CONTEMPLAÇÃO (atividade através da qual o ser humano, se abstendo de negócios humanos, consegue contemplar, pelos meios da alma, o mundo das verdades eternas e imutáveis, com os conceitos de bem, de belo, de justiça, não sendo acessível aos olhos da carne, portanto para qualquer um). É para aqueles que conseguem ver além do limite dos olhos físicos, conseguindo compreender a causa última de todas as coisas. Só é possível isto para aqueles que são denominados filósofos. Por isto se diz que eles não vivem neste mundo, mas no mundo das ideias.
Platão tem uma profunda aversão ao homem comum. (livro: A República)
Existe uma distinção entre