Filosofia do direito
•
CESPE/UnB – DPF
De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção da sua prova objetiva.
Nos itens que avaliam conhecimentos de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.
•
PROVA OBJETIVA
1
Imagine que um poder absoluto ou um texto sagrado
1
No período “Nesse caso (...) estaria conosco” (R.3-5), como o
declarem que quem roubar ou assaltar será enforcado (ou terá a mão cortada). Nesse caso, puxar a corda, afiar a faca ou
4
conector “ou” está empregado com sentido aditivo, e não, de exclusão, a forma verbal do predicado “seria simples” poderia,
assistir à execução seria simples, pois a responsabilidade moral
conforme faculta a prescrição gramatical, ter sido flexionada na
do veredicto não estaria conosco. Nas sociedades tradicionais,
terceira pessoa do plural: seriam.
em que a punição é decidida por uma autoridade superior a
7
todos, as execuções podem ser públicas: a coletividade festeja
2
Suprimindo-se o emprego de termos