Filosofia Do Direito Capitulo 4
Filosofia do Direito
Autor: Alyson Mascaro
Capitulo 4
Filosofia do Direito Grega
Entre os antigos gregos, deu-se a primeira grande sistematização do pensa-mento filosófico. A contribuição de tal alvorada da filosofia se destacou também para as questões do direito e da justiça. Durante muitos séculos - e mesmo milê-nios - aquilo que foi o senso comum do pensamento jurídico ocidental foi conso-lidado a partir de uma visão geral de mundo que foi a dos romanos, que, por sua vez, hauriram-na diretamente da filosofia do direito grega.
É certo que se considera como o apogeu dessa forma de pensar dos gregos a filosofia dos clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Para o direito, em especial, os dois últimos são os mais altos pensadores dos tempos passados. Mas tal pensa-mento não surgiu repentinamente. Num processo histórico, muito ligado às pró-prias circunstâncias sociais, econômicas, políticas e culturais, foi-se consolidando um acúmulo de conhecimentos e caminhos que se poderiam denominar, por fim, de filosóficos.
Já desde o tempo atribuído a Homero (século IXa. c.) o pensamento grego se confronta ou com a cristalização de sua mitologia ou com a sua explicação em bases racionais. A antiga visão grega sobre os mitos a respeito do justo, que era religiosa, com o tempo vai se transformando. 1 Nos séculos posteriores, surgem
1 "Na vida dos gregos esta concepção uniforme de justiça, desde o início, não era válida e somente veio a surgir na consciência jurídica mais tarde. [...] Nos tempos mais antigos, o direito no seu todo procedia de origem divina." SOLON, Ari Marcelo. Direito e tradição: o legado grego, romano e bíblico. Rio de Janeiro, Elsevier, 2009, p. 76.
AFilosofia do Direito Grega 29
aqueles que, de maneira clara, rompem com as velhas explicações de mundo e par-tem a um entendimento das coisas tendo por fundamento alguma racionalidade. Taisnovos pensadores, como Tales de Mileto,