filosofia de vida
A questão metafísica fundamental: O que é?. Pois a existência pode mudar, porém sua essência sempre permanecerá a mesma.
2. QUAIS OS SENTIDOS DO VERBO É NA PERGUNTA “O QUE É?”. E POR QUE DEFINEM OS DOIS TEMAS PRINCIPAIS DA METAFÍSICA?
1. Significa “existe”, de modo que a pergunta se refere à existência da realidade e pode ser transcrita como: “O que existe?”; 2. Significa “natureza própria de alguma coisa”, de modo que a pergunta se refere à essência da realidade, podendo ser transcrita como: “Qual é a essência daquilo que existe?”. Existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são os temas que investigam os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são.
3. O QUE A METAFÍSICA INVESTIGA?
O ramo central da metafísica é a ontologia, que investiga em quais categorias as coisas estão no mundo e quais as relações dessas coisas entre si. A metafísica também tenta esclarecer as noções de como as pessoas entendem o mundo, incluindo a existência e a natureza do relacionamento entre objetos e suas propriedades, espaço, tempo, causalidade, e possibilidade.
4. QUAIS OS PRINCIPAIS PERIODOS DA HISTÓRIA DA METAFÍSICA?
1. Período que vai de Platão e Aristóteles (IV e III a.C.) até David Hume (XVIII d.C.); 2. Período que vai de Kant (XVIII) até a fenomenologia de Husserl (XX); 3. Metafísica ou ontologia contemporânea, a partir dos anos 20 do século XX.
5. QUE SIGNIFICA DIZER QUE A FILOSOFIA NASCE COMO COSMOLOGIA? O QUE ERA COSMOLOGIA?
Pois levaram os primeiros filósofos a buscar uma explicação racional para a origem de um mundo ordenado, o cosmo. A busca do princípio que causa e ordena tudo quanto existe na natureza. O começo do universo.
6. QUAL A ORIGEM DO EMPREGO DA PALAVRA METAFISICA? COM QUE SENTIDO FOI EMPREGADA?
Foi usada pela primeira vez por Andrônico de Rodes, por