Filosofia Da Religião
A Filosofia da Religião é um dos ramos da filosofia. Tem por objetivo o estudo da dimensão espiritual do homem desde uma perspectiva filosófica, pesquisando sobre a essência do fenômeno religioso.
A religiosidae Cristã, dentro de seus estudos, possui muitos pensadores e podemos citar alguns, considerados grandes e principais pensadores, são eles:
Orígenes – Foi um dos maiores teólogos e escritores do começo do cristianismo. Com ele iniciou-se o diálogo entre a filosofia e a fé cristã e uma tentativa de fusão das duas.
Agostinho de Hipona – Para Agostinho, nada era mais importante do que a fé em Jesus e em Deus. A Bíblia, por exemplo, deveria ser analisada, levando-se em conta os conhecimentos naturais de cada época. Defendia também a predestinação, conceito teológico que afirma que a vida de todas as pessoas é traçada anteriormente por Deus.
Tomás de Aquino - Doutor da Igreja inverteu prioridades no pensamento medieval, dando ênfase ao mundo real e ao aprendizado pelo raciocínio.
Martinho Lutero - Precursor da Reforma Protestante na Europa. Em 1507, ele foi ordenado padre, mas devido as suas ideias que eram contrárias as pregadas pela igreja católica, ele foi excomungado. Sua doutrina, salvação pela fé, foi considerada desafiadora pelo clero católico, pois abordava assuntos considerados até então pertencentes somente ao papado.
Karl Barth - Karl Barth foi um dos maiores pensadores protestantes do século XX. A teologia de Barth é uma reação frente a Schleiermacher e, em geral, contra a cultura do Romantismo e do Iluminismo.
Filosofia da Religião Contemporânea: As principais correntes do pensamento contemporâneo.
Podemos citar como principais correntes o Iluminismo, Racionalismo na França e Existencialismo.
O Iluminismo foi um movimento cultural da elite intelectual europeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da