Filosofia Da Mente
RA.: 1148900
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
Claretiano Centro Universitário
Filosofia da linguagem e filosofia da mente
Prof. Leonardo Pellegrinello Camargo
CURITIBA – PR
2015
1) Segundo CHARLES MORIZ, os quatro aspectos principais para os semiosis são:
1- Portador de signo
2- Designado ( objeto designado)
3- Interpretado ( a imagem mental do designado)
4- Intérprete ( sujeito que utiliza o signo)
Exemplo: CASA
- Objeto casa
- Signo do objeto casa: fotografia da casa
- Palavra casa
- Desenho da casa, pintura, etc.
2) SEMIÓTICA E FILOSOFIA DA LINGUAGEM Existe sim um vínculo entre ser/objeto, pois tudo que tem uma representação é determinado por um objeto, representar um objeto significa que o signo está apto para afetar uma mente e produzir nela algum tipo de efeito e esse efeito produzido é chamado de interpretante do signo.De uma maneira geral a semiótica estuda os diferentes tipos de linguagens (publicidade, jornalismo, arquitetura, meios de comunicação, design de embalagem, layráticas e não meramente acadêmicas.
Exemplo: Em uma peça publicitária, que é fruto de uma linguagem própria, existem diferentes tipos de signos estruturados para cumprirem um objetivo comum, como vender, agregar valor à imagem de marca, reforçar uma campanha, aumentar o prestígio institucional de uma organização etc. Dessa maneira, os elementos que compõem o layout são signos: cores, personagens, modelos, ilustrações, textos, slogans, chamadas, perspectiva, iluminação e outros infindáveis. Então, tudo isto deve ser preparado e elaborado de tal forma que seja capaz de cumprir um determinado fim, desenvolver uma atitude favorável no consumidor e ainda agregar valor ao produto/marca.
3)LINGUAGEM E REALIDADE
Platão nos apresenta a refutação das duas hipóteses vigentes em sua época sobre a função e a formação das palavras ou dos nomes: (a) os nomes são formados em função de uma convenção, e (b) os nomes se formam em função de