Filosofia da informação
Faz uma reflexão filosófica fundamental sobre a informação. É um questionar de forma tão basilar e fundamental quanto o é o questionar fundador dos variados ramos da Filosofia: o que é ser? (Ontologia), o que é conhecer? (Epistemologia), etc.
SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
Forma de organização social, econômica e cultural que tem como base, o fenômeno da informação. O cenário no qual surge essa transformação sociocultural é caracterizado pelo uso das TICs.
Observa-se a estrutura da condição de reflexão na sociedade, de tal forma que se questiona como podemos vislumbrar uma sociedade que produz a cada dia mais informação, mas não se preocupa em refletir sobre como essa informação está sendo posta, propagada, recebida e manipulada.
UMA CONCEPÇÃO DE INFORMAÇÃO devemos indagar, o significado de informação. Certamente, há várias repostas possíveis para essa pergunta, dependendo de quem responde ou de sua área de atuação. Porém, o que deve ser de maior importância é: qual é o significado do conteúdo informacional? Para que serve a informação?
O PROBLEMA DA INFORMAÇÃO: HERÁCLITO E PARMÊNIDES
Heráclito afirma ser a essência do real o devir, isso é, vir a ser, tornar-se, ou melhor, fluxo permanente, movimento ininterrupto, atuante como uma lei geral do universo, que dissolve, cria e transforma todas as realidades existentes.
Segundo Parmênides, este só se pode pensar sobre aquilo que permanece sempre idêntico a si mesmo, isso é, que o pensamento não pode pensar sobre as coisas que são e não são, que ora são de um modo e ora são de outro, que são contrárias a si mesmas e contraditórias. O que é percebido pelas sensações, por outro lado, é enganoso e falso, e pertence ao domínio do “não-ser”.
FILOSOFIA E INFORMAÇÃO: A ONTOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Filosofia da Informação possui um grande potencial que é proporcionar uma reflexão de base, sob uma mesma perspectiva de fundo – a informação –, sobre os pressupostos, os