filosofia da educação
TÓPICO1–PRESSUPOSTOSPEDAGÓGICOS PARA O
ESTUDO DA FILOSOFIA
Em sua origem, a Filosofia nasce na ágora, praça pública, que era em sua época o espaço de interação entre as pessoas, espaço de encontro e troca; espaço comum para dialogar e debater.
Este lugar proporcionou à Filosofia uma experiência de reflexão radical e democrática sobre as questões do homem a respeito de si mesmo e do mundo. Hoje, os espaços de interação filosófica encontraram uma nova ágora, um novo espaço público e democrático para o exercício da razão sobre as questões humanas.
A ágora, como espaço virtual, simboliza para o nosso tempo um novo instrumento de encontro para o exercício da troca de ideias e ampliação da nossa capacidade racional de indagar e compreender o mundo em que vivemos.
Ágora virtual - espaço público e virtual de encontro e troca de informações e conhecimentos; espaço para pesquisa e debate sobre os mais variados temas.
HIPERTEXTUALIDADE
O novo modelo, denominado de hipertexto, permitiu-nos conhecer uma forma livre e criativa de interação com o mundo da informação. Nesta estrutura, o navegador pode tomar rumos diferentes para sua leitura, conforme necessidade, interesse ou circunstância.
No bojo da técnica hipertextual brotou uma oferta de liberdade, que, aliás, está surgindo desde a própria contextura técnica de diversas tecnologias da informação e da comunicação”. (ASSMANN, 1998, p. 154). Desta forma, o hipertexto representa um rompimento com a sequencialidade linear de escrita e de leitura, permitindo ao estudante ser sujeito ativo no processo de aprendizagem. O hipertexto redescoberto na virtualidade se potencializa no desenvolvimento da auto-organização. Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais