filosofia da educação
1.Introdução A Filosofia surgiu, na Grécia Antiga, da insatisfação do homem com as explicações da realidade que as tradições lhe trazia. Estuda os principais problemas relacionados a existência do ser humano. Filósofos da antiguidade como Sócrates, Platão e Aristóteles e outros da atualidade deram e continuam trazendo uma imensa contribuição para a humanidade. Na Educação o uso da Filosofia é crucial para a formação de um ser pensante e crítico. Este relatório tem o propósito de explorar alguns aspectos filosóficos que contribuíram e continuam contribuindo para a educação.
2.Relação entre a obra o Pensador e o texto a Natureza da Filosofia e seu Ensino
A obra “O Pensador” de Auguste Rodin, relata um homem imerso em seu pensamento, cansado que medita sobre sua vida, nos passando uma aparência de uma rotina cansativa com problemas, dificuldades e obstáculos a serem vencidos, com uma postura de força e a fragilidade humana de alguém que busca uma solução para melhorar a vida.
A Filosofia surgiu quando alguns gregos admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidas pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
A relação entre eles é que foi através de pensamentos e reflexões sobre os acontecimentos na vida do cotidiano que surgiu a filosofia, quando os gregos ficaram insatisfeitos, espantados e admirados com a realidade através de grandes pensamento e questionamento que é o que a obra o Pensador nos transmite um homem cansado, insatisfeito com as tradições vividas.
A filosofia e seus princípios fundamentais
A filosofia é uma disciplina a priori que se faz pelo pensamento e, é a que mais esta ligada à reflexão e deve estar ao