Filosofia da Educação
Questão 1:
Qual é a relação que você estabelece entre a ética da alteridade e o cuidar de que fala o texto?
Caso não tenhamos uma exata compreensão da importância da alteridade, nossa capacidade educativa e relacional reduzem-se ao extremo. Assim, não será possível educar alguém tentando ser o "mesmo" desse alguém, o "idem" desse alguém, simplesmente porque, nesse caso, não haverá verdadeiramente "alguém outro" na frente desse jovem, com quem ele possa relacionar-se. O professor não terá aluno, o pai não terá filho, nem o filho terá pai.
A alteridade consiste em assumir, como adultos, a árdua tarefa de desenvolver a capacidade de ser o "outro" do aluno, com vistas a obter a verdadeira identidade, a capacidade de ser idênticos aos educadores.
Entendo que o cuidar e a ética caminham juntos, assim sendo, é estabelecido um ambiente de acolhimento, segurança e confiança, fazendo com que a criança experimente, brinque, relacione-se com outras crianças, tenham imagem positiva de si mesma, logo, é estabelecida uma relação de cooperação, solidariedade e confiança entre ambos, ou seja, uma total interação social.
Questão 2:
Comente as palavras da Profa. Laura, fazendo uma relação com a ética da alteridade.
Para esta segunda questão, você deverá assistir a vídeo-aula "Educação e o problema ético". Trata-se de uma entrevista com uma Diretora de Escola que procurou, ao longo de seu trabalho aplicar a ética da alteridade no ambiente educativo.
Formar um aluno é muito mais que treinar e depositar conhecimento simplesmente. Para essa formação necessitamos de ética e coerência, que precisam estar vivas e presentes em nossa prática educativa, sendo esta nossa responsabilidade como agentes pedagógicos. Esta prática deve vir sem interesses lucrativos, sem acusações injustas, sem promessas inalcançáveis, sem discriminação social ou racial. Daí a importância do respeito às diferentes posturas profissionais de outros professores e a necessidade